quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Coletivo RJ na Imprensa - Comissão Estadual da Verdade


Comissão Estadual da Verdade: resistência persiste

Igor MelloJornal do Brasil
As entidades que lutam pela memória dos perseguidos durante a Ditadura Militar avaliam que, desde a sua proposição, a Comissão Estadual da Verdade enfrenta forte resistência política. O grupo, que tem como missão principal dar subsídio à comissão nacional, ainda não saiu do papel desde outubro de 2012, quando foi aprovada na Assembleia Legislativa (Alerj).
O atraso faz com que nem mesmo os nomes de quem a comporá tenham sido escolhidos. Apenas na semana passada, através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o governo passou a colher sugestões junto à chamada sociedade civil.
O Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça e outros movimentos sociais tem indicado uma lista única, que inclui, entre outros nomes, o ex-procurador de Justiça do Rio de Janeiro e ex-deputado federal Antônio Carlos Biscaia. As entidades reconhecem o esforço da SEASDH para que a Comissão seja implantada o mais rápido possível, mas outros setores da administração estadual protelam esta instalação.
Moniza Rizzini, integrante do coletivo de entidades, diz que o grupo não recebeu informação se os nomes já foram levados ao governador Sérgio Cabral, a quem cabe as nomeações. Ela teme que a apuração dos fatos referentes ao estado do Rio, um dos principais alvos da repressão no período, fiquem inviabilizadas por conta do prazo final da Comissão Nacional da Verdade, que deve encerrar seus trabalhos em maio de 2014: "É possível que haja uma defasagem sobre a história da Ditadura no Rio, por conta dessa demora na implantação da nossa comissão estadual", avalia.
A SEASDH prometeu que esta semana haveria novidades sobre a implantação da Comissão Estadual da Verdade. Qualquer anúncio, no entanto, surpreenderia até mesmo as entidades que acompanham diretamente a questão.

Fonte: http://m.jb.com.br/informe-jb/noticias/2013/02/04/comissao-estadual-da-verdade-resistencia-persiste/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário