quarta-feira, 20 de março de 2013


Querem atingir à OAB/RJ _ Querem atingir a todos nós!

Não nos deixaremos intimidar pelas ameaças! O ColetivoRJ Memória Verdade e Justiça quer a apuração imediata da explosão de uma bomba na OAB-RJ! 

Em agosto de 1980 uma bomba atingiu e matou Dona Lyda Monteiro, ao abrir uma carta dirigida ao presidente da OAB/RJ, Dr. Eduardo Seabra Fagundes, de quem era secretária, num momento em nosso pais em que esta instituição era tida como um dos principais bastiões na luta por liberdades democráticas.  Vivíamos numa ditadura civil militar e os atentados dos setores descontentes, que apostavam no terror e no maior endurecimento do regime militar, se fizeram presentes no cenário nacional. 

Distante três décadas daquele passado de trevas, do qual a sociedade ainda não se recuperou definitivamente - dado o grave padrão de violência estatal que se manifesta nos dias atuais -, um explosivo foi detonado na sede da OAB/RJ no dia 7 deste mês de março, para atingir o seu ex-presidente Wadih Damous, seu atual presidente, Felipe Santa Cruz, e criar um clima de inquietação, intimidação e ameaça. 

Ameaça à nascente Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, que irá investigar os crimes de lesa humanidade praticados por agentes públicos durante aquele período autoritário. Investigar e esclarecer o que foi silenciado por tantos anos neste país: os brutais e indesejáveis acontecimentos de um período nefasto que não queremos que se repita. Ou seja, investigar e esclarecer, medidas urgentes e necessárias, colocando às claras o que, porque, como ocorreu e onde estão os corpos dos desaparecidos políticos opositores do regime, quem foram os executores e os mandantes destes crimes. O estado do Rio de Janeiro deve à sociedade brasileira estas informações e não pode se intimidar com ameaças!  

O Coletivo RJ quer Memória Verdade e Justiça para pavimentar o caminho da democracia e não se deixará intimidar por provocações daqueles que reiteram com suas práticas o que aconteceu no passado recente em nosso país, daqueles desprezam os princípios dos Direitos Humanos, da democracia e da justiça social.
  

Rio de Janeiro, 20 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário