segunda-feira, 9 de julho de 2012

Participação na Cúpula dos Povos 2012


Em continuação da nossa Roda de Conversa o ColetivoRJ levou as questões relatadas para as 3 Plenárias de Convergência, e as 3 Assembleias - atividades da Cúpula dos Povos 2012.

A primeira plenária, no dia 17/6,  buscava listar as causas da crise estrutural do mundo contemporâneo (social, financeira, ambiental, econômica, política, etc.). O ColetivoRJ apresentou o tema da Verdade, memória e Justiça como uma das causas, destacando: regimes autoritários e ditatoriais, processos de democratização incompletos, a implantação de um modelo sociopolítico e projeto de sociedade que desvaloriza a vida, entre outros elementos.

A segunda plenária, no mesmo dia, buscava listar e apresentar soluções reais para enfrentar os problemas debatidos anteriormente e a crise estrutural. Novamente, o tema MVJ foi apresentado, especialmente na importância de se garantir uma efetiva Justiça de Transição, com seus componentes de investigação, reparação e responsabilização. A Comissão Nacional da Verdade foi indicada como instrumento importante, se conduzida com abertura, transparência e participação da sociedade - não só no que se refere a transições democráticas, mas também para tornarmos públicas outras violações conjunturais: como no caso do Canadá em que uma comissão da verdade teve como objeto as violações a povos indígenas.

Na terceira plenária, no dia 18/6, foram discutodas propostas de campanhas articuladas entre os movimentos sociais. Novamente, temas reativos a MVJ foram incluídos, no GT sobre democracia e repressão das movimentos sociais.

A partir destas 3 plenárias, foram realizadas 3 Assembléias gerais de todos os movimentos participantes da Cúpula, para unir as discussões em um documento único. O ColetivoRJ acompanhou todas as etapas, visando garantir a inclusão da MVJ no documento.

O resultado do documento final da Cúpula dos Povos é bastante abrangente, atingindo diversas temáticas de forma diluída (veja aqui). Ainda é um desafio, no entanto, a difusão das temáticas da MVJ nos debates públicos.

Consideramos que a participação na Cúpula dos Povos 2012, foi uma experiência importante para o ColetivoRJ. O espaço que a Cúpula promoveu uma articulação importante com outros movimentos e uma aproximação valiosa como outras frentes da luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário